Instituto do Câncer Infantil

O Instituto do Câncer Infantil foi criado em 1991, quando o médico oncologista pediátrico Algemir Lunardi Brunetto e o jornalista Lauro Quadros uniram esforços para criar uma instituição no Rio Grande do Sul voltada exclusivamente para o tratamento de crianças com câncer. Uma pequena sala do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) acolhia o grupo de voluntários.
Hoje, o cuidado do ICI com suas crianças começa pela parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na construção do Serviço de Oncologia Pediátrica (SOP).

image-ici

Esta conquista conjunta do ICI e da comunidade gaúcha contou com investimentos de aproximadamente US$ 2,6 milhões e hoje é um centro de referência internacional no tratamento de crianças e adolescentes com câncer. Construído com o apoio de empresas e inaugurado em 1995, o SOP possui uma área física de 1600 m² com 27 leitos onde os pequenos recebem tratamento médico, assistência educacional e psicológica.
Todo o atendimento é assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) altamente qualificado. Também abriga um centro de pesquisas médicas que busca inovar os tratamentos, elevando os índices de cura e melhorando a qualidade de vida das crianças.

2

Focando em pesquisas e no núcleo de atenção ao paciente, o Instituto do Câncer Infantil possui nas pesquisas os seus pilares, uma iniciativa que auxilia de forma positiva, direta ou indiretamente, no tratamento de pacientes diagnosticados com câncer infantojuvenil. Dentre elas, o trabalho do ICI consiste na assistência clínica e social, desenvolvendo pesquisas “clínicas”, “epidemiológicas” e “molecular e celular”, além da pesquisa “multidisciplinar”, que foca no apoio pedagógico, nutricional, odontológico, psicológico, serviço social e de recreação aos pacientes.

O ICI não possui mantenedores e, por isso, depende exclusivamente da colaboração da comunidade por meio das várias formas de doação. Capta recursos através da realização de eventos como a Corrida pela Vida e o McDia Feliz, leis de incentivo dos governos, projetos diversos (como a Turminha Zenir Disarz) ou através das doações de pessoas físicas e jurídicas.

fotos-ici-hospital

E se essas doações pudessem ser multiplicadas?

Essa foi a solução encontrada pelo pessoal da Zenir Disarz, criar uma campanha onde aquela moedinha perdida na bolsa ou na carteira fosse multiplicada várias e várias vezes, auxiliando a entidade na captação de recursos financeiros para a manutenção mensal.
Foi criado a Turminha da Zenir Disarz, para ajudar o Leãozinho do Instituto do Câncer nessa busca incansável para um futuro para as nossas crianças.

4

Dessa forma, mais de 1.000 cofrinhos foram produzidos com a Turminha da Zenir e o Leão do Instituto.

5

Os cofres serão colocados em lojas parceiras da Zenir Disarz ou amigos da marca. Eles serão entregues pessoalmente pelos distribuidores ou para pessoas vinculadas à empresa.
Os cofres serão selados e somente serão abertos pelo lojista ou amigo parceiro, mediante presença do representante autorizado da empresa. O valor arrecadado será contabilizado e divulgado nas redes sociais.
Além disso, também serão comercializadas camisetas temáticas ou selos da campanha. Este selo certifica a parceria entre o lojista, o Intituto do Câncer Infantil e a empresa Zenir Disarz.

6

Camiseta adulta:

7
Camiseta infantil:

8

*A renda dos itens comercializados será revertida
 ao Instituto.

A Operacionalização do Projeto

Empresas, representantes comerciais, distribuidores, clientes, fornecedores, funcionários e amigos ligados à empresa Zenir Disarz foram convidados a assumir o compromisso de divulgar
 e implementar o Projeto em todos os locais
 onde haja viabilidade de realizar
 a comercialização de bens ou a coleta de doações 
em todo o território nacional.
As captações de recursos serão oriundas da comercialização de camisetas, adesivos e a coleta de doações a serem realizadas através da disponibilização de cofres caracterizados, devidamente lacrados, que serão colocados nos pontos comerciais e/ou de relacionamento dos AMIGOS.
O lucro (preço de venda menos tributos e custos dos produtos) com a venda de camisetas e adesivos, mais os recursos coletados nos cofrinhos, serão integralmente depositado na conta do ICI.
Os valores decorrentes da comercialização das camisetas e adesivos serão depositados pela empresa 
Zenir Disarz para o ICI na ocasião da venda. 
Com relação aos cofrinhos, nossos VOLUNTÁRIOS farão a entrega e monitoramento nos locais de coleta (AMIGOS). Ficará estabelecido um prazo (ex: 30/45/60… dias) para haver o rompimento do lacre, coleta e registro dos valores para posterior depósito e relacre do cofre para nova coleta.
A arrecadação será controlada pela empresa ZENIR DISARZ que após registrar as movimentações efetuará o depósito integral dos valores captados para o projeto na conta do ICI.

9

Comments

comments